sábado, 4 de julho de 2020

ATIVIDADE 2: 6º ANO - MEIOS DE COMUNICAÇÃO


ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: 6º ANO
PERÍODO: 30/06/2020 a 10/07/2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS: Língua portuguesa
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Laís Calado da Silva Leite
TEMA NORTEADOR: Meios de comunicação

LABORATÓRIO: Laboratório de aprendizagem de Língua Portuguesa

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.


Com base no seu conhecimento sobre meios de comunicação, responda as questões abaixo:

ATIVIDADE INICIAL

1.    Marque a alternativa que só aparecem meios de comunicação:
a)    Celular, computador, rádio e televisão;
b)    Computador, televisão, ônibus e rádio;
c)    Carro, celular, rádio e jornal.

2.    Marque a opção que só aparecem meios de comunicação individual (destinado a uma pessoa):
a)    Rádio, televisão e carta;
b)    E-mail, rádio e revista.
c)    Carta, telefone e e-mail.

3.    Qual é o meio de comunicação mais popular atualmente:
a)    Rádio
b)    Celular
c)    Televisão

4.    Marque a opção que só aparecem os TIPOS de comunicação:
a)    Rádio, televisão e computador;
b)    Antena, satélite e internet;
c)    Falada, escrita e gestual.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA DE ACORDO COM O TEXTO:
1.    Qual o meio de comunicação o texto se refere:
a)    Rádio
b)    Televisão
c)    Celular
d)    Livro

2.    A que conclusão o autor chega no final do texto?
a)    A televisão é o melhor passatempo que existe
b)    É melhor ser criança que adulto
c)    A vida fora da televisão é melhor que dentro dela
d)    Os doces anunciados na televisão têm gosto de infância

3.    Qual é a definição de “televisão” dada pelo autor:
a)    Uma fonte de conhecimento
b)    Uma ajuda na educação dos filhos
c)    Uma tela que revela paisagens
d)    Uma caixa de imagens que faz barulhos

 4.    Quem é o narrador da história:
a)    Um bicho imitando gente
b)    Uma criança
c)    Um adulto
d)    A televisão

1.    No trecho: “a vida fora da televisão é melhor do que dentro DELA”, o que a palavra sublinhada quer dizer:
a)    Vida
b)    Criança
c)    Televisão
d)    Novela 

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: LEITURA


LIBERDADE DE COMUNICAR É...

Comunicar é importante:
É escutar com atenção,
Interpretar o que falamos
Com toda exatidão.

Para comunicar, usamos
Símbolos, gestos e sons
Lemos jornais, revistas, livros
Escutamos rádio e vemos televisão.

São muitos os meios
De comunicação:
Telefone, fax, internet
Teatro, arte e cinema.

Neste mundo globalizado,
De mudanças constantes,
Temos a necessidade
De comunicar a todo instante.

ATIVIDADE:

1)    Qual é o assunto do poema acima?
2)    Escreva os meios de comunicação citados no texto e depois fale os que você utiliza.
3)    Escreva abaixo o que é pedido:
a)    Palavras monossílabas;
b)    Palavras dissílabas;
c)    Palavras trissílabas;
d)    Palavras polissílabas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário