domingo, 17 de maio de 2020

ATIVIDADE - 9º ANO: "JOGOS VIRTUAIS"


ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: 9 ANO
PERÍODO: 18 Á 29/05
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  LÍNGUA PORTUGUESA.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): PROFESSORA FLAVIANE
TEMA NORTEADOR: JOGOS VIRTUAIS.
LABORATÓRIO: LABORATÓRIO DE LINGUA PORTUGUESA.

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 4H
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):  FAÇA A LEITURA DO TEXTO E ASSISTA O VIDEO. 
JOGOS VIRTUAIS.                 
   São chamados jogos online os jogos eletrônicos jogados via Internet. Neles, um jogador com um computador, vídeo game ou aparelho eletrônico conectado à rede, pode jogar com outros sem que ambos precisem estar no mesmo ambiente, sem sair de casa, o jogador pode desafiar adversários que estejam em outros lugares do país, ou até do mundo. Tudo em tempo real, como se o outro estivesse lado a lado, de forma que esta categoria de jogos abre novas perspectivas de diversão. No entanto, atualmente alguns fatores dificultam sua disseminação: o alto preço da conexão de banda larga e das mensalidades que muitos jogos exigem. Também há de considerar que muitos deles exigem atualização constante do equipamento, elevando o custo da diversão. E grande maioria dos jogos apresenta moedas virtuais, na quais são adquiridas com dinheiro de verdade, muita destas moedas traz benefícios exclusivos para os jogadores, um exemplo, é o Jogo Naruto online, na qual apresenta a moeda lingote. As pessoas que adquirem muito dessas moedas são chamados de "Casher", o maior Casher conhecido até então, se chama Shuna.
1-     VOCÊ JOGA JOGOS VIRTUAIS? VOCÊ ACHA QUE OS JOGOS VIRTUAIS SÃO INFLUENCIAS NEGATIVAS OU POSITIVAS PARA O SER HUMANO?



 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: __15 MINUTOS______
ATIVIDADE PRINCIPAL:
 Quando os jogos on-line foram criados?
Os primeiros jogos on-line comerciais começaram a aparecer em 1989 e eram jogados via ligação direta local ou direta internacional. Os jogadores conectavam entre sí ligando para casa de seus "adversários" através do modem de seus computadores e a linha telefônica convencional. A desvantagem nessa época era jogar somente com um adversário e tendo que conhecê-lo de sua cidade ou ser parentesco(se não quisesse pagar uma conta telefônica exorbitante).
Antes desse ano, era possível jogar online mas era necessário bastante conhecimento técnico e acima de tudo, paciência e também conter bastante dinheiro,pois a conta telefônica era muito alta. O primeiro jogo online foi lançado para Apple I e era a versão de um jogo de xadrez adaptado que acompanhava o sistema java conect.




 
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _15 MINUTOS______
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
FAÇA UM CARTAZ COM A HISTORIA E A EVOLUÇÃO DOS JOGOS ONLINE.
 




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __20 MINUTOS_____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
BASEADO EM TUDO QUE FOI LIDO FAÇA UM PAINEL FAZENDO UMA ANALISE SOBRE OS JOGOS ONLINE NA VIDA DO HOMEM. ANTES DE TUDO DEBATA EM FAMILIA E ANALISE O QUE SEUS FAMILIARES IRÃO FALAR. DEPOIS ABORDE OS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS.




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ____20 MINUTOS_____
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA:
ATIVIDADE INICIAL

Por que jogamos Video Game?

Nos jogos experimentamos emoções que não conhecemos no dia a dia. Como nas brincadeiras de faz de conta, vivemos através de personagens (avatares) situações fantásticas. O Virtual nos proporciona vivenciar estas situações e voltamos para a realidade quando desligamos o aparelho.

Aspectos benéficos dos jogos:

Os jogos estimulam as funções de atenção, principalmente a visão.
Desenvolvem o pensamento através da solução de enigmas e a gestão de diversas tarefas ao mesmo tempo.
Cada vez mais cresce o mercado de trabalho dos games, atualmente existem algumas profissões neste campo, além de cursos de graduação e pós graduação.
Os jogos geram violência? menino viciado

Os jogos, por si só, não geram violência. Um adolescente que joga muito um jogo que simula guerras não será simplesmente influenciado a comprar uma arma e sair atirando em pessoas. No entanto, em determinados contextos problemáticos em que as relações interpessoais estão muito frágeis e/ou violentas, onde há uma sensação de vazio afetivo muito grande, o jovem que joga por períodos muito longos pode vivenciar uma confusão entre real e virtual. Porém, são casos muito raros em que isso ocorre. Um fenômeno mais comum são os jovens que se refugiam de situações que lhes causam ansiedade e medo jogando videogame. No jogo encontramos uma segurança que não temos na realidade. Não é raro encontrar adolescentes que preferem estar em casa jogando do que enfrentar os desafios que as relações sociais lhes impõem.
ASSISTA ESSE VIDEO DE ALICE DAMASCENO






O 1- TEXTO LIDO E O VIDEO VEM EM CONTRAPOSIÇÃO AO QUE A HISTORIA EM QUADRINHOS ABORDA. O QUE PODEMOS TIRAR DE LIÇÃO PARA NOSSA VIDA ?



TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___20 MINUTOS_____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
Quando devo me preocupar se estou passando tempo demais no Computador e Video Game?

 Segue uma lista de perguntas que devemos fazer para que possamos tentar identificar qual é o lugar que os jogos digitais estão ocupando em nossas vidas. A partir das respostas a criança, adolescente ou adulto podem ter uma melhor noção dos efeitos que tal prática produz em sua vida.

Você sente necessidade de usar a internet e os jogos digitais por períodos de tempo cada vez maiores?
Você já tentou diminuir o tempo na frente do computador e videogame, mas não conseguiu?
Você já mentiu para familiares para esconder quanto tempo você estava jogando?
Você já deixou de fazer tarefas ou atividades que gosta por não conseguir se desconectar ou parar de jogar?
Se muitas dessas respostas forem sim, pensamos ser importante realizar uma reflexão acerca do momento atual em que vive e sobre as possíveis razões pelas quais os jogos ocuparam um lugar tão central na vida desta pessoa. Conversas com os pais e professores podem ser benéficas e, se necessário, a ajuda de um profissional pode ser buscada.
 A seguir apresentamos uma reportagem de uma tevê inglesa. No vídeo é retratado um garoto que faz um uso excessivo e complicado do jogo multiplayer online “World Of Warcraft” no computador. O nosso objetivo com este vídeo é dar um exemplo de um lugar bastante patológico que um jogo pode assumir na vida de uma pessoa.  Fazemos algumas ressalvas sobre este vídeo. Primeiramente ele não tem nenhum compromisso em ser científico, há somente um recorte da história do menino, não sabemos nada sobre sua vida passada, suas relações familiares, o contexto em que vive e etc… Quem assiste, pode ser levado a conclusão de que o jogo por si só provocou toda a situação complicada em que o menino se encontra, quando, na verdade é justamente outro ponto que esta matéria propõe. Além desta ressalva, também gostaríamos de ressaltar que  não concordamos com alguns apontamentos da psicóloga entrevistada. Apesar disso, achamos interessante mostrá-lo, pois trata-se de imagens e relatos fortes sobre o tema que estamos tratando.
 ASSISTA O VIDEO.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=48&v=qulCwAGUPaw&feature=emb_logo
BASEADO NO QUE VOCÊ LEU, ELABORE UM COMENTÁRIO CRITICO DE NO MINIMO10 LINHAS SOBRE A LEITURA E O VIDEO ASSISTIDO.
 
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __15 MINUTOS_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
  Os Jogos Eletrônicos e seus Impactos na Sociedade
Observação Importante sobre este artigo
Este artigo foi feito no final de 2006, e desde então muita coisa mudou na área. Os PCs estão muito mais poderosos do que os consoles atuais e hoje muitos jogos indie conseguem bater de frente com muitos games criados por centenas de pessoas. Mas na época foi a minha visão de como eu enxerguei a área de games, onde tinha pretensão em ser desenvolvedor independente de jogos. Não prossegui na área, mas fico feliz em ver o quão a área evoluiu de lá pra cá!
Atualização 21/03/2019: Antes de ler este artigo, recomendo assistir este vídeo do The Enemy que trouxe um debate, onde os videogames “voltaram a ser o foco de debates após serem citados por autoridades brasileiras como possíveis influências para atentados como o ocorrido em Suzano, em São Paulo”. Na minha opinião, não acho que os videogames sejam responsáveis por conta do massacre.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=sp--enNJgAM&feature=emb_logo



TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _25 MINUTOS______
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
BASEADO EM TUDO QUE FOI ESTUDADO NESSAS DUAS SEMANAS,ELABORE UMA REDAÇÃO DISSERTATIVA MOSTRANDO OS BENEFICIOS E OS MALEFICIOS DOS JOGOS VIRTUAIS PARA A VIDA DO ESTUDANTE.




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __20 MINUTOS_______


22 comentários:

  1. Atividade inicial
    1)não, influência negativas
    Atividade principal
    1)começaram a aparecer em 1989
    Eduardo Airton

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Vitória gabrielle 9° A 1:não, influências negativa 2:começaram aparecer em 1989

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Gerdson martins 9° A

    Atividade inicial
    1)não,depedendo do tipo do jogo pode ser qualquer um
    Atividade principal
    1)começaram a aparecer em 1989

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  7. Aluna: Bruna vitoria

    Atividade inicial
    1)não,depedendo do tipo do jogo pode ser qualquer um

    Atividade principal
    1)começaram a aparecer em 1989

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  8. nome:Raissa Macário
    Serie:9° A

    atividade inicial
    1.não,depende muito do tipo de jogo..

    Atividade principal
    1.começaram a aparecer em 1989

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  9. Eu não jogo jogos virtuais mais eu acho que depende do jogo Isabelly 9A

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  10. Érica Andrielly
    9 ano A

    Atividade Inicial

    1.Dependendo do tipo do jogo.

    Atividade Principal

    1.Começaram a aparecer 1989

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  11. Rayssa Martins , 9°A

    1. Não, não é uma influência
    _____________________________

    1. Começaram a aparecer 1989

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  12. Nome: Hermes dade "9"A

    1°: não, infuencias negativa

    2°: começaram a aparecer em 1989

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  13. 1)Nao enfluencia negativa

    2)começou a aparecer em 1989

    Nome:Gustavo dos Santos 9 Ano A

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  14. Alicia Vitória 9°A

    1- não influencia negativa.

    2-começou a aparecer em 1989.

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  15. 1: não influencia negativa
    2: começaram aparecer em 1989

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  16. Victor Matheus da silva ramos
    9°A

    1° sim, eu jogo. e acho influências positivas não podemos julgar até saber como eles realmente são!

    2° começaram a aparecer em 1989.

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  17. Aluno: Marcio mickael 9A

    1:O jogo pode influencia a parti do conteúdo

    2:começaram a aparecer em 1989

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  18. Gerdson martins 9°A

    Atividade inicial

    Por que jogamos Video Game?
    Poque é muito legal e ajuda a esquecer alguns probleminhas

    1)conhecimento para diferir dos jogos e da realidade sobre oque é mais saudavel

    Atividade principal

    Quando devo me preocupar se estou passando tempo demais no Computador e Video Game? Quando você começar a querer mecher e jogar cada vez mais

    Você sente necessidade de usar a internet e os jogos digitais por períodos de tempo cada vez maiores? sim

    Você já tentou diminuir o tempo na frente do computador e videogame, mas não conseguiu? Não

    Você já mentiu para familiares para esconder quanto tempo você estava jogando? Sim

    Você já deixou de fazer tarefas ou atividades que gosta por não conseguir se desconectar ou parar de jogar? Não

    Posto o comentario daq a pouco

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  19. Atividade da segunda semana

    1)Que os jogos sao muito bom mas as vezes eles atrapalha no aprediszado e tambem se a casa toda jogar niguem de casa viven em uma boa armonia porque vivem todos jogando e niguem se fala porque todo vevem jogando.


    2)No que o video falou e a leitura tambem falou eu sei que na reportagem de uma teve inglesa que no video é o garoto que joga muitos jogos ele foi pro lugar que eu acho que nao podem jogar e etc.

    Nome: Gustavo dos Santos 9 Ano A

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  20. Atividade inicial
    1)não, influência negativas
    Atividade principal
    1)começaram a aparecer em 1989
    (9anoB,aluna:grasielle Barros)

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  21. Ewelyn mayara 9°B

    Atividade Inicial

    1.Dependendo do tipo do jogo. Alguns atrapalha na aprendizagem.

    Atividade Principal

    1.Começaram a aparecer 1989.

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  22. Wedja Crislaine Souza Ferreira 9A
    1)não,depedendo do tipo do jogo pode ser qualquer um
    Atividade principal
    1)começaram a aparecer em 1989

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