terça-feira, 30 de junho de 2020

ATIVIDADE 1 = 1 ANO - INTOLERÂNCIA


   Regime Especial de Atividades Escolares não Presenciais – REAENP
ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: Ensino Médio/ 1 ano
PERÍODO:29 de junho a 03 de julho/ 2020
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  Língua portuguesa
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES):Rosiane
TEMA NORTEADOR: Intolerância
LABORATÓRIO: de língua portuguesa

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA PRIMEIRA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2 h
ATIVIDADE INICIAL (aquecimento):     OLÁ PESSOAL, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERO QUE SIM.
NOSSAS PRÓXIMAS AULAS SERÃO DE UM TEMA DE GRANDE IMPORTÂNCIA E QUE MERECE SER SEMPRE DISCUTIDO PARA QUE A NOSSA MENTALIDADE MELHORE A CADA DIA.
 A INTOLERÂNCIA – COMO LIDAR COM O PRECONCEITO?

VAMOS COMEÇAR FALANDO SOBRE A DEFINIÇÃO DE INTOLERÂNCIA QUE ENCONTRAMOS NO DICIONÁRIO.
ENTRE OS SEUS SIGNIFICADOS TEMOS:
·         CARACTERÍSTICA DO QUE É INTOLERANTE OU REPUGNÂNCIA;
·         AUSÊNCIA DE TOLERÂNCIA OU FALTA DE COMPREENSÃO;
·         ATITUDE ODIOSA OU AGRESSIVA;
·         IMPOSSIBILIDADE CORPORAL PARA SUPORTAR CERTAS SUBSTÂNCIAS (MEDICINA).

DEPOIS DA DEFINIÇÃO DICIONARIZADA, VAMOS PENSAR NO SIGNIFICADO DE MODO GERAL. PARA ENTENDER O SIGNIFICADO E COMPREENDER COMO ACONTECE A INTOLERÂNCIA.
A INTOLERÂNCIA OCORRE QUANDO HÁ:
A VIOLÊNCIA ENTRE OS QUE TÊM OUTRA OPÇÃO SEXUAL;
A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA DISSEMINADA;
O ÓDIO CONTRA A COR DA PELE;
A IRA POR CAUSA DE IDEOLOGIAS POLÍTICAS;
A RAIVA ENTRE TORCIDAS ORGANIZADAS.
DESDE SEMPRE O HOMEM É OBRIGADO A VIVER COM AS DIFERENÇAS E O PLURALISMO RELIGIOSO, SOCIAL, RACIAL E CULTURAL. O HOLOCAUSTO, A INQUISIÇÃO E A ESCRAVIDÃO SÃO TRISTES EXEMPLOS HISTÓRICOS DE INTOLERÂNCIA E OPRESSÃO. PARECE QUE NA MESMA MEDIDA EM QUE A TECNOLOGIA TORNOU A COMUNICAÇÃO MUNDIAL MAIS VELOZ E DEMOCRÁTICA, AS OFENSAS SE AMPLIFICARAM.
NAS REDES SOCIAIS O DEBATE É SOBRE O MOMENTO POLÍTICO. O FLA FLU ENTRE OS QUE SE CONSIDERAM DE ESQUERDA, DE DIREITA, PRÓ OU CONTRA O GOVERNO TEM GERADO TANTA DISCÓRDIA, QUE AMIZADES SE DESFAZ NO MUNDO VIRTUAL E REAL.
ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL RECONHECER O OUTRO E EXERCER A TOLERÂNCIA PASSIVA. AS LEIS QUE COLOCAM TODOS IGUAIS PERANTE A SOCIEDADE PARECE ESTAR FORA DA PAUTA DO DIA.
MAS, POR QUE O PAVIO COLETIVO ESTÁ CADA VEZ MAIS CURTO?
 E POR QUE CADA VEZ MAIS AS PESSOAS TÊM DIFICULDADE DE ACEITAR UMA OUTRA OPINIÃO, CRENÇA OU PREFERÊNCIA?
É ALGO A SE REPENSAR.

       FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=vNJZjqyyuEQ                  



 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO:10 MINUTOS______
ATIVIDADE PRINCIPAL: APÓS REFLETIR E ENTENDER SOBRE INTOLERÂNCIA:

1.     PESQUISE O SIGNIFICADO DA PALAVRA EMPATIA.
2.     VOCÊ JÁ SE SENTIU DISCRIMINADO EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA? CONTE COMO VOCÊ SE SENTIU.
3.     E VOCÊ, JÁ TEVE ALGUM TIPO DE PRECONCEITO POR ALGUÉM? COMO VOCÊ ACHA QUE QUE A PESSOA SE SENTIU?




 
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS______
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
A DISCRIMINAÇÃO DESTRÓI AS CHANCES DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E PARA TODOS.
VEJA RELATOS DE QUEM JÁ SOFREU (E SOFRE) E APRENDA A LIDAR COM O PRECONCEITO.


VAMOS COMBATER O PRECONCEITO?





TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: _5 MINUTOS______
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
APÓS A TUDO QUE ESTUDAMOS HOJE, RESPONDA:
1 – VOCÊ ACHA QUE ALGUÉM JÁ NASCE PRECONCEITUOSO OU É INFLUENCIADO A SER PRECONCEITUOSO?
 2 - VOCÊ JÁ PRESENCIOU ALGUMA ATITUDE PRECONCEITUOSA COM ALGUÉM COM OUTRA OPÇÃO SEXUAL, RACIAL OU RELIGIOSA? CONTE O QUE ACONTECEU.
3 –O QUE VOCÊ ACHA QUE A ESCOLA DEVERIA FAZER PARA AJUDAR NO COMBATE CONTRA A INTOLERÂNCIA?





TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO:10 MINTOS _________

30 comentários:

  1. Anne Lais Loureiro Santos,1°A

    Atividade principal:
    1°:Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    2°:Sim,sentir-me diminuída.

    3°:rapaz eu acho que nunca fui uma pessoa preconceituosa .

    Atividade de avaliação:

    1°: Ninguém nasce preconceituoso, o preconceito é ensinado/influenciado.

    2°: Sim,eu debati com palavras e tentei fazer a pessoa entender q cada um tem sua opinião e caráter.

    3°:Que a escola venha trazendo mais palestras sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  2. Joyce myrelle 1°B

    Atividade principal
    1° Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

    2° sim, se sentir-me muito humilhada.

    3° não, não sou preconceituosa.

    Atividade de avaliação

    1° ninguém nasce preconceituoso,as pessoas que gostam de diminuir as outras pessoas.

    2°sim,eu debati com uns amigos meus e tentei que eles entendessem que cada um é do jeito que é.

    3° Que a escola fale mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. 1°- Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

    2°- Se já, não me lembro.

    3°- Não, acho q em nenhum momento ou circunstância, só em brincadeiras, mas a pessoa super leva na brincadeira e nada que magoe.

    Atividade de Avaliação/ Registro

    1°- Ninguém nasce preconceituoso e sim é influenciado a ser, muitas vezes pelos pais ou até por amizades ruins.

    2°- Já, e ja debati com pessoas exatamente por serem preconceituosas independente do motivo, e no final ou saíam com raiva de mim, ou calados sabendo q estavam errados.

    3°- Palestras, trabalhos, para os alunos se aprofundarem no assunto e entender melhor sobre o respeito as pessoas, e até projetos.

    Cryslane Martins de Sales Santos 1° A

    ResponderExcluir
  4. Ítalo Rafael 1°A

    *Principal*
    1- é a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente; trata-se de compreensão emocional
    2- Não
    3- Já, ofendida provavelmente

    Avaliação

    1- Não, vai da criação e da opinião própria da pessoa
    2- Sim, já xinguei um monte de viado
    3- Supervisionando e chamar a atenção de quem está fazendo o preconceito

    ResponderExcluir
  5. Atividade principal
    1-Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.


    2-sim ,eu me sinte uma pessoa que não prestasse pra nada

    3 - eu acho que eu nao sou preconceituosa

    Atividade de avaliação

    1-na verdade ninguém nasce com esse dom de ser preconceituoso ou preconceito na verdade as pessoas ensinar ser assim

    2-sim,eu não fiz nada porque ia sobrar pra me por isso que eu deixei queito pra lá e tbm não era da minha conta

    3-que a escola venha falar mais e mais sobre o assunto nas escolas


    Jéssica maria da silva 1 ano A

    ResponderExcluir
  6. ATIVIDADE PRINCIPAL
    1-Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    2-Sim, Me Sentir Pra Baixo, Diminuída

    3-Acho Que nunca

    ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
    1-Influenciado/Ensinado

    2-Sim, Disse Que cada um tem uma opinião e caráter e elas devem entender

    3-Que deveria trazer palestras entre outros sobre o assunto

    Daiane Santos 1A

    ResponderExcluir
  7. Manuelle Kethlyn 1°B

    Atividade principal:

    1° Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    2° Não que eu me lembre.

    3° Acho que não.


    Atividade de avaliação:

    1° Na minha opinião ninguém nasce preconceituoso.

    2° Sim, defendi a vítima.

    3° Falar mais sobre o assunto, em aulas , palestras e etc...

    ResponderExcluir
  8. Atividade principal
    1°Capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir oque ela sente,de querer o que ela quer, de aprender no modo que ela apreende.

    2°Não

    3°Não
    ~~~x~~~
    1°Influenciado a ser preconceituoso .

    2°Não.

    3°Com palestras sobre o assunto.

    Érica Floriano 1°A

    ResponderExcluir
  9. 1°empatia é, em suma, a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente; trata-se de compreensão emocional
    2°não
    3°não


    1° muitas das vezes são influência das pessoas dentro de casa

    2°não

    3° debate com os alunos sobre todos as sobre todos os tipos de preconceito

    ResponderExcluir
  10. 1°empatia é, em suma, a capacidade de se identificar com outra pessoa a fim de compreender o que ela pensa e sente; trata-se de compreensão emocional
    2°não
    3°não


    1° muitas das vezes são influência das pessoas dentro de casa

    2°não

    3° debate com os alunos sobre todos as sobre todos os tipos de preconceito
    Keeven Vinícius Calheiros Dantas 1°b

    ResponderExcluir
  11. Kaillany-1°A

    Atividade principal
    1-Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.
    2-Sim,o ocorrido fez eu me sentir triste,mas eu preferi ignorar ao invés de tentar debater.
    3-Eu sempre procurei ter empatia pelas pessoas,não me recordo de algum momento em que fui preconceituosa.

    Atividade de avaliação
    1-O preconceito não nasce com alguém,ele se desenvolve no ser humano conforme os seus ensinamentos,sua maneira de pensar e etc.
    2-Sim,já presenciei e tentei fazer a pessoa entender o significado da palavra 'respeito,tentei fazer com que essa pessoa entendesse que cada um é do jeito que é e que independente das diferenças,fazemos parte da mesma sociedade.
    3-Procurar abordar cada vez mais esse tipo de assunto entre os alunos através de palestras,trabalhos,projetos e etc.

    ResponderExcluir
  12. Atividade Principal.

    1. Significa a capacidade psicológica para sentir oque sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    2. Não que me lembre

    3. Não, eu não sou preconceituosa.

    ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO.
    1. Ninguem nasce preconceituoso e influenciado por amizades ruins e vezes é da pessoa mesmo.

    2. Não

    3.Palestras e trabalhos sobre o assunto na escola, quanto mais, melhor.

    Vitória Rita Rodrigues dos Santos 1°B

    ResponderExcluir
  13. 1-empatia basicamente significa se colocar no lugar do outro.
    2-não lembro.
    3-não.

    Atividade de avaliação

    1-é influenciados.
    2-não.
    3-abordar cada vez mais assuntos como esse.

    Endrell Anizio Silva dos Santos 1°B

    ResponderExcluir
  14. 1º) Empatia a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação da outra pessoa, é se colocar e ver o lado da outra pessoa, e tentar compreender sentimentos e emoções.
    2º) Sim, acho que quase todo mundo já passou por isso e falo por mim que isso é muito ruim, você sente pra baixo e vários outros sentimentos ruins.
    3º) Acho que não eu sou muito de se colocar no lugar das pessoas, penso sempre antes de agir ou falar algo, porque sei o quanto isso é ruim.
    1º) Ninguém nasce preconceituoso mais se torna ´pelo ambiente que vive, pelas influências ao seu redor.
    2º) Sim, por mais que isso não seja citado infelizmente é muito comum, toda vez que vejo algo do tipo sempre tento debater e mostrar que cada um tem seu jeito de viver, e que se a pessoa fizer algum comentário não vai mudar nada no jeito da outra pessoa de ser, mais vai ser um incomodo porque críticas não ajuda absolutamente em nada.
    3º) Eu acho que palestra ajudaria bastante e trazer esse assunto mais pro dia a dia dos estudantes.



    Eduarda Cristina Silva Do Nascimento do 1°ano C

    ResponderExcluir
  15. Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    2-não
    3-não

    Atividade de avaliação

    1-Não! Eu não acredito nessa palavra "mal influência" pois cada um sabe o que faz, ninguém é obrigado a falar barbaridades ou agredir uma pessoa. Faz porque quer e porque é mal catéter e não tem um pouco de empatia ao próximo.

    2-Sim, várias vezes, pessoas mal catéter e sem noção, apelidando meus amigos homossexuai!

    3- acho que com palestras ajudariam bastante, seria muito bom para os alunos refletirem.

    Amanda Flavia 1B

    ResponderExcluir
  16. Israel 1a

    1- capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela

    2-nao

    3- Não lembro perfeitamente

    1- creio que ninguém nasce com preconceito vejo isso pela forma que é criado ou por influências próximas

    2- Sim na escola cheguei a presenciar colegas sendo prática de bullying por serem magros ou até mesmo gordo

    3- palestras ou até mesmo acompanhamentos de picicologos

    ResponderExcluir
  17. Atividade principal
    1° Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

    2° sim, se sentir-me muito humilhada.

    3° não, não sou preconceituosa.

    Atividade de avaliação

    1° ninguém nasce preconceituoso,as pessoas que gostam de diminuir as outras pessoas.

    2°sim,eu debati com uns amigos meus e tentei que eles entendessem que cada um é do jeito que é.

    3° Que a escola fale mais sobre o assunto.

    Alinne 1 b

    ResponderExcluir
  18. Atividade principal:
    1) Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

    2)Sim eu já me senti estranha por ser diferente das outras pessoas e não gostarem do mesmo que elas.

    3) Eu nunca fui preconceituosa, mesmo a minha família sendo eu acho que cada pessoa tem o seu jeito e devemos respeitar elas como são.

    Atividade de avaliação:

    1) Na minha opinião o preconceito é influenciado ou ensinado.

    2) Sim, é algo que acontece sempre. Só por alguém ser diferente de você é motivo para ser "piada" inclusive um familiar meu já ofendeu a sexualidade e religião do meu primo e eu tive que rebater e falar que ele deve ter respeito.

    3) Conversar sobre o assunto é sempre necessário, então palestras seriam uma boa.


    Evellyn Beatriz — 1° "C"

    ResponderExcluir
  19. Atividade Principal

    1° Empatia significa compreender emocionalmente alguém.
    2° Sim, me senti humilhado
    3° Não, eu não me recordo se fui intolerante com alguém.

    Atividade de avaliação

    1° Ninguém nasce preconceituoso. Esse preconceito é implantado na pessoa pela sociedade agora é da pessoa se ela vai usar o preconceito ou se ela vai combater ele.
    2° Não, mas creio que euteu intervir.
    3° Ensinar que apesar de todas as diferenças nós somos humanos e todos merecem respeito

    Nicolas Natanael 1°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2° Não, mas creio que eu tentaria intervir.

      CORREÇÃO

      Excluir
  20. 1°- Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

    2°- Se já, não me lembro.

    3°- Não, acho q em nenhum momento, só em brincadeiras, mas a pessoa super levou na brincadeira.

    Atividade de Avaliação/ Registro

    1°- Ninguém nasce preconceituoso e sim é influenciado a ser, muitas vezes pelos pais ou até por amizades ruins.

    2°- Já, e ja debati com pessoas por serem preconceituosa e no final ou saíam com raiva de mim, ou calados sabendo q estavam errados.

    3°- Palestras, trabalhos, para os alunos se aprofundarem no assunto e entender melhor sobre o respeito as pessoas, e até projetos.
    Sandrielly Karine 1°c

    ResponderExcluir
  21. 1°Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.


    2°sim,me sentir para baixo!


    3°não,nunca fiz isso!


    Atividade avaliação

    1°ninguém nasce preconceituoso,isso vai de família e por influência dos pais!

    2°não nunca presenciei

    3°conversas com os alunos,e palestras



    Lituanne manielle 1a

    ResponderExcluir
  22. 1-Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    2-Não, ninguém nasce preconceituoso

    3-conversa, palestras,trabalhos e entre outros


    Evelyn Alana 1-A

    ResponderExcluir
  23. Atividade principal:

    1°-capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.


    2°-Não

    3°-Não


    Atividade de avaliação

    1°- Ninguém nasce preconceituoso

    2°- Sim,só atrasa lado

    3°- Palestras, trabalhos, para os alunos se aprofundarem no assunto e entender melhor sobre o respeito as pessoas, e até projetos.

    Luis Fernandes Da Silva 1°A

    ResponderExcluir
  24. Atividade principal:

    1°-capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.


    2°-Não

    3°-Não


    Atividade de avaliação

    1°- Ninguém nasce preconceituoso

    2°- Sim,só atrasa lado

    3°- Palestras, trabalhos, para os alunos se aprofundarem no assunto e entender melhor sobre o respeito as pessoas, e até projetos.

    Douglas Gabriel da Silva Alves 1-A

    ResponderExcluir
  25. 1°- Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias.

    2°- não me lembro.

    3°- Não.

    Atividade de Avaliação
    1°- Ninguém nasce preconceituoso e sim é influenciado a ser, muitas vezes pelos pais ou até por amizades ruins.

    2°- Já.

    3°- Palestras, trabalhos, para os alunos se aprofundarem no assunto e entender melhor sobre o respeito as pessoas, e até projetos.
    Emilly verônica 1°A

    ResponderExcluir
  26. 1-empatia significa se colocar no lugar do outro.
    2-não lembro.
    3-não.
    Atividade de avaliação
    1-é influenciados.
    2-não.
    3-abordar cada vez mais assuntos como esse.

    Guilherme Bispo 1B

    ResponderExcluir

  27. 1°-capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.


    2°-Não

    3°-Não


    Atividade de avaliação

    1°- Ninguém nasce preconceituoso

    2°- Sim,só atrasa lado

    3°- Palestras, trabalhos, para os alunos se aprofundarem no assunto e entender melhor sobre o respeito as pessoas, e até projetos.


    MARIA EDUARDA 1°A

    ResponderExcluir
  28. Nathália Anita 1- C

    1. Empatia a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação da outra pessoa, é se colocar e ver o lado da outra pessoa, e tentar compreender sentimentos e emoções.

    2. Sim, acho que quase todo mundo já passou por isso e falo por mim que isso é muito ruim.

    3. Acho que não eu sou muito de se colocar no lugar das pessoas, penso sempre antes de agir ou falar algo, porque sei o quanto isso é ruim.

    1. Ninguém nasce preconceituoso mais se torna ´pelo ambiente que vive, pelas influências ao seu redor.

    2. Sim, por mais que isso não seja citado infelizmente é muito comum, toda vez que vejo algo do tipo sempre tento debater e mostrar que cada um tem seu jeito de viver, e que se a pessoa fizer algum comentário não vai mudar nada no jeito da outra pessoa de ser, mais vai ser um incomodo porque críticas não ajuda absolutamente em nada.

    3º) Eu acho que palestra ajudaria bastante e trazer esse assunto mais pro dia a dia dos estudantes

    Nathália Anita 1- C

    ResponderExcluir
  29. Nathália Anita 1- C

    1. Empatia a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação da outra pessoa, é se colocar e ver o lado da outra pessoa, e tentar compreender sentimentos e emoções.

    2. Sim, acho que quase todo mundo já passou por isso e falo por mim que isso é muito ruim.

    3. Acho que não eu sou muito de se colocar no lugar das pessoas, penso sempre antes de agir ou falar algo, porque sei o quanto isso é ruim.

    1. Ninguém nasce preconceituoso mais se torna ´pelo ambiente que vive, pelas influências ao seu redor.

    2. Sim, por mais que isso não seja citado infelizmente é muito comum, toda vez que vejo algo do tipo sempre tento debater e mostrar que cada um tem seu jeito de viver, e que se a pessoa fizer algum comentário não vai mudar nada no jeito da outra pessoa de ser, mais vai ser um incomodo porque críticas não ajuda absolutamente em nada.

    3º) Eu acho que palestra ajudaria bastante e trazer esse assunto mais pro dia a dia dos estudantes

    Nathália Anita 1- C

    ResponderExcluir