terça-feira, 2 de junho de 2020

8º ANO - ATIVIDADE 2: "JOGOS VIRTUAIS"


ROTEIRO DE ESTUDOS

ETAPA: 8 º  ano ENSINO FUNDAMENTAL
PERÍODO : 01/06 Á 12/06
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:  Língua Portuguesa.
DOCENTE(S) ORIENTADOR(ES): Flaviane Ribeiro
TEMA NORTEADOR: JOGOS VIRTUAIS.
LABORATÓRIO: LABORATORIO DE LINGUA PORTUGUESA.

Caro estudante,

Este roteiro tem como objetivo orientar os seus estudos individuais, durante este período de atividades não presenciais. Procure cumprir com responsabilidade e empenho as atividades propostas, anote suas dúvidas para tirá-las com o professor, nos momentos programados. Faça todas as anotações no seu caderno e diário de bordo.
ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA
CARGA HORÁRIA: 2H
ATIVIDADE INICIAL 


TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: ___25 MINUTOS_____
ATIVIDADE PRINCIPAL:
LEIA O TEXTO ABAIXO:
As vantagens e desvantagens do videogame para a saúde
Desenvolvimento da criatividade e aumento de peso estão nas listas das vantagens e desvantagens dos jogos eletrônicos
Por Luciana Carvalho
access_timePublicado em: 07/03/2012 às 18h02more_horiz
Controle de videogame
Pesquisas indicam que videogames podem ter prós e contras para a saúde física e mental (João Paulo / Stock Xchng/)
São Paulo – Diversos estudos têm apontado que jogar videogame pode alterar o cérebro. Mas as pesquisas científicas ainda não chegaram a uma palavra final sobre se esses efeitos são, em geral, negativos ou positivos para o organismo.
Os jogos violentos, por exemplo, muitas vezes foram considerados grandes vilões, responsáveis por jovens mais agressivos. Mas nem todas as investigações apontam para esse lado maléfico para o comportamento e a saúde. Confira a seguir três pesquisas que indicam vantagens e três com desvantagens dos videogames.
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Vantagens
Agilidade no raciocínio
De acordo com um estudo divulgado em 2010, os jogos de tiro, como Call of Duty, podem contribuir para o aumento da agilidade no raciocínio. A pesquisa, feita na Holanda pelo departamento de psicologia da Leiden University, apontou que as respostas, decisões e reflexos de quem tem o hábito de jogar foram aprimorados pelos games.
Além de não fazer dos usuários pessoas violentas, os pesquisadores afirmam que esses tipos de jogo podem ser úteis para quem trabalha em ambientes de ritmo intenso. Até os mais velhos que querem resgatar a rapidez perdida com a idade podem se beneficiar, dizem os cientistas.
Criatividade
As crianças que jogam videogames se tornam mais criativas, segundo uma pesquisa da Michigan State University, nos Estados Unidos. O estudo, divulgado no final do ano passado, foi feito com 500 meninos e meninas de 12 anos de idade.

Depois de passarem por testes de criatividade e responderem a uma entrevista, as crianças usuárias de videogames mostraram ser mais criativas, o que revelou uma ligação entre os jogos e essa qualidade. E, apesar de os meninos jogarem mais do que as meninas, a influência positiva dos games nesse quesito não difere entre os gêneros, nem entre raças.
Os pesquisadores ainda chamaram a atenção para o fato de os jogos melhorarem as habilidades de visão espacial, que pode ser uma porta para bom desempenho em áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Menos agressividade em meninas que jogam ao lado dos pais
Meninas adolescentes que jogam junto com seus pais têm comportamento menos agressivo, saúde mental superior e ligações mais fortes com a família. Essa foi a conclusão de um estudo divulgado em 2011 feito pela Brigham Young University, nos Estados Unidos.
A pesquisa foi feita com quase 300 famílias com meninas de 11 a 16 anos. As que jogavam junto com seus pais tiveram resultados 20% melhores. Apesar desse resultado positivo, os meninos pesquisados não tiveram alteração no comportamento enquanto jogavam ao lado dos pais.
Desvantagens
Menor controle emocional e cognitivo
Uma pesquisa divulgada no final de 2011 reforça a ideia de que jogos violentos são prejudiciais. Depois de uma semana jogando esse tipo de games, os homens que participaram da pesquisa apresentaram alterações na parte frontal do cérebro, que controla a cognição e a emoção.
Segundo os professores da Indiana University School of Medicine, nos Estados Unidos, o controle dessas duas funções ficou pior no final desse período. Os testes foram feitos com 28 homens, de 18 a 29 anos, dos quais metade fez parte de um grupo de controle e a outra metade jogou por uma semana.
Apesar da alteração verificada pelos estudiosos, eles afirmam que isso não é definitivo. Uma semana depois de ficar sem jogar videogames violentos, o cérebro dos participantes voltou quase que completamente ao nível do grupo de controle.
Obesidade
Assim como a TV e a internet, os videogames são acusados de aumentar a propensão a engordar. De acordo com um estudo feito no Canadá e na Dinamarca, publicado em 2011, jogos de computador despertam nos jovens um maior apetite, fazendo com que eles consumam mais comida do que o necessário.O experimento foi feito com adolescentes de 17 anos de idade, que passaram por exames de sangue e gasto de energia. No teste, os rapazes descansavam por uma hora e, no dia seguinte, jogavam videogame pelo mesmo período. Assim que o tempo das duas atividades acabava, eles recebiam um prato de macarrão.Ao monitorar o consumo e gasto de energia, os pesquisadores perceberam que, em uma hora de jogo, eles gastavam mais calorias do que no tempo de descanso. Em compensação, ao comerem o prato oferecido, eles consumiam bem mais calorias após jogar, em comparação ao período de ócio. Com o tempo, isso pode acarretar em obesidade, segundo os pesquisadores.

Pouco exercício, mesmo nos jogos de movimentos ativos
Ao mesmo tempo em que o videogame tradicional aumenta a chance de engordar, um estudo da Baylor University, nos Estados Unidos, mostrou que os jogos de movimento, do Nintendo Wii e do Kinect do Xbox, não são uma esperança para quem quer jogar sem engordar.
O trabalho mediu a intensidade das atividades de crianças de nove a 12 anos que jogavam com consoles que permitiam movimentos amplos, como pulos, e com aqueles em que bastava apenas o controle para efetuar os comandos. No final de 13 semanas, o nível de intensidade dos exercícios físicos do grupo de participantes que jogaram os games ativos não foi diferente do grupo do jogo inativo.
Além disso, as atividades sedentárias também não sofreram impacto diferente em nenhum dos grupos. A explicação estaria no fato de que, por terem se “exercitado” no jogo, as crianças deixam de fazer exercícios em outros momentos do dia. Por isso, a conclusão momentânea dos pesquisadores foi que, mesmo queimando calorias, videogame não faz bem à saúde.




 
 TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __20 MINUTOS_____
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ASSISTA A ENTREVISTA ABAIXO PARA COMPLETAR O TEXTO LIDO.
https://www.youtube.com/watch?v=1lIfRQhmCeA


TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: ___20 MINUTOS____
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO / REGISTRO:
CRIE UM CARTAZ MOSTRANDO AS VANTAGENS E DESVANTAGENS REFERENTE AOS JOGOS VIRTUAIS.ELABORE EM UM QUADRO, TORNANDO VISIVEL

FAÇA UMA ENTREVISTA COM ALGUEM DA SUA FAMILIA, FAZENDO UMA ANAISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS JOGOS VIRTUAIS.




TEMPO ESTIMADO DE REALIZAÇÃO: __40MINUTOS._______

3 comentários:

  1. Roberth 8B
    ENTREVISTA

    Perguntas que eu f8z pra minha tia:

    1 na sua época o acesso aos jogos virtuais eram fáceis?
    R=não os pais das crianças incentivavam
    Desde cedo a brincar na rua e trabalhar.
    2-quais jogos virtuais a senhora já jogou?
    R= Pacman e super mario world.
    3=como eram as vezes que você jogava?
    R=nos jogavamos em casa e de VEZ em quando na locadora por que na maioria das vezes estava chovendo, mas preferimos jogar jogos ao ar livre.

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  2. Tarlison Melicio 8°B

    ENTREVISTA

    Quando as crianças Jogam Jogos de Terror sozinhas,tendem a serem agressivas,as crianças lá fora que jogam jogos de Terror comprar armas para atacar pessoas reais,como o caso Suzano,Aquelas Crianças que jogam com os pais não ficam violentas.A Obesidade, acontece que as crianças com ansiedade que ficam jogando e comendo,e as crianças de lá fora comem X-Búrguer e porcarias,e ficam Obesas.

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